sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Top 10 - Séries para ver antes de morrer

Trazendo de volta os "Top 10" do Cinéfila.com e embalada pelo post anterior sobre o final de Lost, esta é uma lista das séries de televisão para se assistir antes de morrer. Um pouco de toque pessoal, um pouco de pesquisa na internet. Essas são as dez séries que, na minha opinião, devem ser assistidas antes de morrer. Enfim, não assisti a todas. Não posso morrer ainda!

1. Seinfeld

Na frente em 9 entre 10 listas sobre seriados, Seinfeld não foi tão popular no Brasil, mas é uma das séries que mais vale a pena assistir. Principalmente pela genialidade de fazer graça com coisas simples como a fila do cinema, achar o carro no estacionamento do shopping ou comprar um terno. Agora, mais legal é que não tem um lição de moral, o momento chororô ou um final emocionante. Seco, mordaz e irônico até o último fio de cabelo. A vida só está completa depois que se entra na "Filosofia Seinfeld"

2. Lost


A história dos 48 sobreviventes do voo 815 da Oceanic Airlines mudou a história da televisão. Criatividade pura, muito mistério e um roteiro que sempre deixava o espectador com gostinho de quero-mais. Só não merece o primeiro lugar por não ter sido tão regular quanto Seinfeld. Depois de uma primeira temporada absolutamente genial, as outras não conseguiram manter o mesmo nível, mas ainda sim foram muito boas. O final controverso (alguns amaram, outros odiaram) garante Lost nas conversas durante muitos anos ainda.

3. Família Soprano


A série acompanha a vida de Tony Soprano, um mafioso ítalo-americano de Nova Jersey que procura a ajuda de uma psiquiatra para conseguir lidar com a sua vida familiar e com os negócios da máfia. Uma boa pedida para quem gosta de O Poderoso Chefão e Os Bons Companheiros, um grupo excelente de atores, um roteiro dos mais incríveis e na minha lista de assistir para assistir antes de morrer.


4. Friends
 
 
Seis amigos aprendendo sobre a vida juntos em Nova York. Friends é simplesmente a série de comédia mais bem-sucedida da história da televisão mundial. No fim, os protagonistas ganhavam 1 milhão por episódio e um anúncio no episódio final custava 2 milhões de dólares. O melhor da série foi conseguir mantes os seis atores como protagonistas, recebendo o mesmo salário, sem priorizar um ou outro. Isso em termos de roteiro é bastante complexo e Friends fez isso de maneira única. Um belo exemplo de que o humor descompromissado e leve pode ser muito, muito bom.
 
5. CSI Las Vegas



Considerada por muitos a melhor série policial da TV, CSI conta o dia-a-dia de cientistas forences da polícia de Las Vegas, responsáveis por resolver casos poucos comuns e mortes em circunstâncias misteriosas. É uma série muito inteligente, os casos são sensacionais e eles sempre conseguem atualizar o mesmo enredo: alguém morre e lá vão eles investigar. Depois da saída de Gil Grissom os fãs chiaram muito, mas a verdade é que ela ainda continua entre as líderes de audiência.

6. Os Simpsons



Minha maior lembrança quando penso n'Os Simpsons é no meu irmão caindo na gargalhada enquanto eu, criança, ficava puta porque não conseguia entender. E, tá aí o maior mérito de Matt Groening: fez uma série que, definitivamente, não é para qualquer um. Simplesmente genial do início ao fim.

7. Gilmore Girls

Para mim, a melhor série dramática já feita. Aliás, a melhor série já feita em qualquer categoria que se escolha. Afinal, todo mundo sabe que Gilmore Girls é a minha série preferida! A história de Lorelai Gilmore, que ficou grávida aos 16 anos, e sua filha Rory tem tudo o que uma boa série deve ter: a dose certa de drama, comédia, romance e até aventura. E os diálogos das duas são impagáveis. Atuações impecáveis da dupla protagonista, bem como de todos os outros atores, principalmente dos habitantes de Stars Hollow. E, cara, é a maior concentração de homem bonito por metro quadrado em uma série! #Luke

8. Chaves



Em 2010, Chaves completou 40 anos initerruptos de exibição na televisão e já foi exibido em mais de 120 países. Só isso já basta para explicar o porquê dele estar na lista. A história do menino pobre e esfomeado que mora numa vila no subúrbio mexicano é simplesmente a melhor comédia já feita. É doce, inocente, encantador e cativante no seu melhor: a simplicidade. Um roteiro brilhante e atuações excelentes conseguem driblar os problemas de cenários feitos de isopor e papelão. Mas, sinceramente, esse é o encanto maior de Chaves: não se precisa de cenário quando se tem imaginação. Use sua alma de criança e dê muitas risadas.

9. Twin Peaks



Essa eu nunca vi, mas tenho muita vontade! A série girava em torno de uma investigação do FBI, liderada pelo agente Dale Cooper, para descobrir a verdade sobre o brutal e chocante assassinato da adolescente Laura Palmer. Só teve trinta episódios, mas se tornou cult e, bem ao estilo novela-do-Gilberto-Braga, lançou a pergunta que ficou na cabeça de todos os amercianos: "Quem matou Laura Palmer?". E, claro, não pode esquecer que foi criado por David Lynch. É, só isso.

10. Profissão: Perigo


Angus MacGyver: cara que acaba com um vazamento de ácido sulfúrico usando chocolate, faz bomba usando chiclete, desarma míssil usando clipes de papel, constrói um detector de mentiras com um verificador de pressão e um despertador, tapa um buraco no radiador do carro com um ovo frito... Precisa falar mais alguma coisa?

Menções honrosas:
• Dr. House - Impossível não amar o médico mais mal-encarado de todos os tempos.
• The Big Bang Theory - Ser nerd nunca foi tão cool.
• Glee - Pros chatos de plantão, Glee é, sim, uma das séries mais criativas da TV. E eles são bons de verdade: só com eles para eu ouvir 'The Thong Song'
• Eu, a Patroa e as Crianças - Queria que meu pai fosse como Michael Kyle!
• A Gata e o Rato - Os diálogos ultra-rápidos começaram com Cybill Sheperd e Bruce Willis nessa série dos anos 80 que não perde em nada para os roteiros atuais.

7 comentários:

  1. Nossa, top perfeito, eu ainda incluiria Punky e Blossom, que também fizeram muito parte da minha vida, amo!

    Friends eu já até os diálogos de cor e ainda assisto até hoje! *-*


    Obrigada pela visita no diario surreal, volte sempre que quiser! Adorei seu blog, passarei aqui sempre! :)

    Beijooo

    ResponderExcluir
  2. só tenho uma coisa a dizer:
    "boy, this pretzels make me thirsty"

    ResponderExcluir
  3. celly!! faltou um maluco no pedaço!!rsrsr
    ou so eu q me acabava de rir com o will e companhia?rsrsrs
    bjos e cade smallville?rsrrs brinks rs

    ResponderExcluir
  4. Eu quase botei 'Um maluco no pedaço', mas a lista de menções honrosas já tava grande! E pensei também em botar Punky e Blossom, que também fizeram a minha infancia, Thays!

    ;*

    ResponderExcluir
  5. E tres é demais marcelle, com as gemeas olsen?hã?hã? tio jess!!rsrsrs
    bjos

    ResponderExcluir
  6. São muitas que merecem ser lembradas! Ideia de próximo post: series inesqueciveis do SBT ;)

    ResponderExcluir