terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Efeitos especiais e...?





Eu vi "Avatar" um dia desses com as meninas: Ana, Flavi e Reh. E com a pressão mais alta e os belíssimos comentários das meninas ao longo do filme (tipo: "como eles vão transar se ele não tem piu-piu?") eu pude prestar mais atenção à película de James Cameron, que alguns por aí estão chamando de 'o melhor filme de todos tempos'. Hãn? Eu entendi direito? Quer dizer que "Avatar" tirou o posto do GENIAL "Cidadão Kane", do GÊNIO Orson Wells? Como diria Michael Kyle: 'errrrr... não.'

Explicando o filme: o planeta Pandora está recebendo militares cujo objetivo é se apossar de uma mina muito preciosa que está bem embaixo da moradia dos aborígenes, os Na'vis. Junto com eles, um grupo de cientistas tenta estudar as estranhas espécies do planeta e a relação dos indígenas com as plantas e os animais. É algo mais do que simples respeito, é como se fosse uma rede, repleta de ligações, como o próprio cérebro humano. Nesse cenário surge Jake Sully, um militar que está paraplégico e vai parar em Pandora para continuar o estudo iniciado por seu irmão que foi assssinado durante um assalto. Como o DNA deles é igual, ele pode usar o Avatar - ser criado pela mistura do DNA humano e dos Na'vis - que tinha sido feito para o irmão.

A partir daí começa aquela história toda: homens maus que só querem as terras indígenas; um homem que, a princípio tinha esses mesmo pensamentos, mas que depois se apaixona pelas tradições e por uma nativa, muda de lado e desencadeia uma grande guerra. Guerra com direito a super aviões, helicópteros ou naves espaciais esquisitas com duas hélices (!) que, segundo a Ana, é só pra ficar maneiro! Mas pera ae, isso tudo de índio, guerra e amor entre raças diferentes me lembra.... "Pocahontas"!! Pois é, eu tentei, eu juro que tentei, mas para mim Jake Sully era John Smith e Neytiri era a índia Pocahontas, casal que tanto povoou minha imaginação lá pros meus cinco aninhos *-*

Eu nem preciso dizer nada dos efeitos. É algo além das minhas palavras. Completamente, absurdamente, inteiramente espetacular. E olha que eu nem vi em 3D, hein? Todas as sessões já estavam lotadas e nós ficamos de fora. Imagina ver aquilo em 3D? Já é real demais em 2D. O planeta é lindo, todos aqueles bichos alá Pokémon também e, claro, fica a sensação de que tudo é real, que, caso a gente arranje uma super nave espacial, podemos ir parar e Pandora. sim, retiro o que disse sobre "2012". Nenhum outro filme tem chance de ganhar o Oscar de Efeitos Especiais concorrendo com "Avatar" - só "2001 - uma odisséia no espaço", mas aí também já seria sacanagem. Com esse ninguém briga...

Agora, eu acho que podia ter algo mais. Não sei explicar exatamente o quê, talvez um diferencial no roteiro, sei lá. Só efeitos especiais não me conquistam assim, completamente. E por isso, "Avatar" acabou não me conquistando completamente. Mas fica a mensão honrosa ao James Cameron por realmente ter nos proporcionado uma experiência cinematográfica impressionantes.

Ps: para quem, assim como a minha amiga, fiocu curioso para saber como os os Na'vis fazem sexo, eis a reportagem do Omelete. com http://www.omelete.com.br/cine/100024347/Zoë_Saldana_explica_como_os_Na_Vi_fazem_sexo_em_Avatar.aspx









6 comentários:

  1. Não sei o que seria de mim se não fosse você pra analisar um filme como deve ser analisado. Reh e Flavi só falavam das tangas. rsrs Quando muito lembraram do nome do protagonista.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei bastante do filme, mais pelas suas carcterísticas técnicas, longe, e MUITO, de ser o melhor de todos os tempos, rs...

    Sobre o sexo, ué, a gente viu eles pelados pra saber que eles não tinham "piu piu"? rs... Agora se for com a trança, muito perigoso pq elas ficam balançando por lá, se os Na'Vi fossem brasileiros, acreditem, o que teria de engraçadinho conectando sua trança na trança das outras (ou outros), rs...

    ResponderExcluir
  3. Desculpe-me a demora pra passar aqui, Marcelle. Sumi do blog de geral por um tempo.

    Vamos lá... Não acho nem Avatar nem Cidadão Kane o melhor filme de todos os tempos, mas isso não vem ao caso. xD Lembrei mais de Dança com Lobos que de Pocahontas. Aliás, Avatar em termos de roteiro não tem NADA de novo! Parece uma colagem de um monte de outros filmes. Mas a tecnologia e a riqueza do mundo que Cameron criou compensa essas coisas. A experiência é mesmo incrível!

    []s!

    ResponderExcluir
  4. Eu tb viii![pena q tb não foi o 3d :(]Mas adorei! Tudo. Os efeitos, as cores, a trilha sonora, as frases bonitas e outras ironicas ditas ao longo do filme ("I see you" já virou clássica rs), as cenas da guerra, da caça aos dragoes, do Toruk Macto, do treinamento do "JakeSully" e, principalemente, as dos rituais...enfim, eu falo muito, né?haha
    UHAUHAHUAHUAH! mas q coisa heinnnn!
    Deixem o momento intimo dos bichinhos azuis em paz. rs :S mas é vero, eu soube q as cenas dessa parte eram mais longas e foram cortadas e tal por conta da censura. ;]
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Tbm não acho que nem Avatar, nem Cidadão Kane tenham sido "O Melhor Filme Já Feito" e muito poucas são as pessoas que tem norral para eleger um. O Fato é que Cameron é um gênio, poucos no cinema tiveram a capacidade de emplacar tantos sucessos calcados na criatividade como: Alien, Exterminador e Avatar. A maioria levou uma vida inteira pra criar um mundo desses. No caso de Avatar é visivel que é um filme pra fãs, mais um universo paralelo nerd. Porem desafio alguem a encontrar cliches (fora os romanticos, inevitaveis) na criação, achei o roteiro muito bem amarrado e não caiu no recente modismo de confiar a emoção à ação. Nada contra a preferencia cinefila pelos Made For Festivals, mas classificar Avatar como uma obra técnica é muito injusto...

    ResponderExcluir
  6. oi celle! num sabia q c tinha blog... enfim, assisti o filme, gostei, mas vai ter o msm destino q titanic: td mundo vai pagar pau pro filme por um tempo, ateh q vão ver q num era nada d tão especial...

    o filme tem referências gritantes d outros filmes(mas a q eu mais me apeguei foi a semelhança q a batalha final tem com o último samurai).

    e como um amigo meu disse: "James Cameron não faz filme, faz dinheiro."

    aproveita e me faz uma visita: http://carteadores.blogspot.com

    ResponderExcluir