sábado, 9 de julho de 2011

Um jeito diferente de fazer e ver um filme.



Um dos filmes mais cultuados de todos os tempos, “The Rocky Horror Picture Show” é uma daquelas obras que entram para o imaginário das pessoas. Aqui no Brasil, o filme de 1975 nem fez sucesso, mas sua importância em países de língua inglesa é imensurável. A pseudo ficção científica, pseudo terror e pura comédia (musical!), é marca principalmente das comemorações de Halloween, onde os fãs assistem ao filme fantasiados, gritando as músicas e as falas, e tacando comida na tela.
 Mas como “The Rocky” se tornou esse fenômeno? A história é uma loucura completa, os efeitos especiais parecem saídos de Chaves e os cantores nem cantam tão bem. Mas sabe quando a idéia mais louca do mundo dá muito certo? Esse é o caso do filme. A atuação, as músicas e, principalmente, a excelente sátira a outros filmes garantem o título de Cult.
 Para se ter uma idéia de como o filme é importante, ele está em cartaz desde seu lançamento em um cinema de Munique, garantindo a sessão de meia-noite. Quando foi lançado, ficou 4 anos em cartaz na Inglaterra. E em outubro de 2010, aconteceu um evento para comemorar os 35 anos do filme, contando com a presença de Tim Curry (Frank-N-Furter) e participações de atores que não fizeram o filme, como o fofíssimo Jorge Garcia (Hurley, de Lost) interpretando Eddie.  
Eu poderia ficar aqui divagando sobre o filme durante horas e horas. Mas a  transloucada viagem a qual somos levamos por Brad, Janet e sua turma só pode ser sentida vendo. Isso mesmo, não é puxação de saco, não. “The Rocky Horror Picture Show” é um filme fora de tudo aquilo que você provavelmente já viu, uma revolução sem tamanho na linguagem, estrutura e, como os americanos no Halloween, no modo de ver um filme. Porque somente ver às vezes é muito sem graça. Legal é você ser parte daquilo. E que um dia eu assista fantasiada “The Rocky Horror Picture Show” em um cinema muito legal, grite as falas, cante as músicas e jogue muita comida na tela. Uma experiência cinematográfica concreta.

Um comentário:

  1. Oi amigo, parceria? Tenho banner no blog: http://minhavisaodocinema.blogspot.com.br/
    Abração e parabéns.

    ResponderExcluir