domingo, 30 de agosto de 2009

"Saboreie a vingança..."


"O Conde de Monte Cristo" é considerada a maior história de vingança de todos os tempos. Escrita por Alexandre Dumas - o mesmo escritor de "Os três mosqueteiros", o livro conta a magnifíca história de Edmond Dantes, acusado injustamente de traição à França e traído por aquele que considerava seu melhor amigo,e que acaba sendo mandado para a terrível prisão de Chatteu If'l. A partir desse ponto, começa-se a tentativa desesperada de Edmond em conseguir sua vingança contra aqueles que lhe tiraram tudo, transformando-se no imponente Conde de Monte de Cristo. É uma história emocionante para um livro, mas, mais ainda para um filme, não?

E é isso que acontece. "O Conde de Monte Cristo" se tornou fime no ano de 2002, estrelado por Jim Caviezel, Guy Pearce e Richard Harris. Mantendo o mesmo clima imponente do livro, o filme é um épico maravilhoso, que nos envolve de tal maneira que é como você se sentisse vingando uma injustiça cometida a si próprio. O clima é tão forte que você torce por aquele homem, mesmo que sua vingança envolva assassinatos. Aliás, o interessante é perceber como Dantes não é um mocinho alheio aos defeitos. Quando ele é preso, deixa de acreditar em Deus, se torna um homem amargurado e seria capaz de matar pelo que mais deseja: sua vingança.

Certas pessoas criticam o filme por não ser fiel ao livro. Confesso que nunca tive a oportunidade de ler a obra completa - na verdade, nunca consegui nem ler aquelas terríveis adaptações infato-junveis - mas esse é com certeza um livro que comprarei assim que tiver dinheiro sobrando, mesmo que isso seja difícil! Entretanto, a história convence os meros mortais que, como eu, nunca leram Dumas e que só o conheceram pelas telas de cinema. No final, há uma grande modificação do enredo original de Dumas que, apesar de extremamente importante, funciona muito bem.

Jim Caviezel atua muito bem e consegue ser o bonzinho na fase bom de Dantes e o amargurado na sua fase mais negra. Richard Harris tem papel fundamental na história como o Abade Faria, companheiro de prisão de Dantes, e consegue ser um belo elo de ligação do personagem principal com Deus, com o resto do mundo e consigo mesmo. Agora, o melhor é mesmo Guy Pearce. O ator, que tem um de seus melhores momentos no maravilhoso "Amnésia", é um vilão clássico. Invejo, mal-caráter e inescrupuloso. Quem não teria raiva dele? E com um vilão desse, mais um motivo para os espectadores torcerem para o Conde de Monte Cristo.

No mais, um filme que também possui lindas paisagens. A prisão está encravada no alto de um cume, cercada pelo mar, dando um visual exuberante. Outro local importantíssimo - mais precisamente onde Dantes se torna Conde de Monte Cristo - tem uns lindos morros de pedra, também fascinantes.

Desejas sentir o gostoso sabor da vingança? Então, saboreie "O conde de Monte Cristo."

5 comentários:

  1. Ae, Vingança é legal. Eugosto. xD

    Poxa, minha mãe viu, e esse vício de computador não me deixou ver junto. Ela disse que era bom mesmo.

    E não se prenda a livros e filmes, porque nenhum fã de obras literárias entende que uma adaptação pro cinema não pode ser tão fiel ao livro, ele precisa ser interessante pras pessoas que NÃO conhecem o livro, que é sempre a maioria. ¬¬ Eu, graças a ... Mim, consigo ser flexível a esse ponto.

    Aliás, comecei a seguir seu blog agora, porque eu JURAVA que já tinha escolhido seguir e não entendia porque você não tá na minha lista de blogs que eu sigo. ¬¬ Google danado!

    ResponderExcluir
  2. AAahhhh, eu amo esse filme! Exatamente pelo que você disse, ele faz a gente torcer pela vingança! Como assim?

    Eu nunca li o livro, quando comprar, me empresta?

    Tô com saudades, MUITO bom te ver hoje.

    Ahhh, seus textos tão cada vez mais com uma cara profissional.
    Será que daqui a uns anos eu te leio em algum grande jornal ou revista, amiga?

    Beeeeeijo.
    =*

    ResponderExcluir
  3. Ahhhhhhh, TOMARA, Dani! E no dia que eu escrever pra um jornal quero que voce SEMPRE leia, hein? :P
    Beijos e foi ÓTIMO te ver HOJE! ;*

    ResponderExcluir
  4. Não sei o que faz alguém não gostar desse filme. Particularmente, conheço só pessoas que o adoram, mas sempre tem um, né? É tão bem construído e envolvente. Gosto muito.

    []s!

    ResponderExcluir
  5. nossa, eu adoro esse filme!!
    filme q tem romance é comigo msma!!hehe
    e esse é show!! bela escolha celly!!!
    bjinhos

    ResponderExcluir